quinta-feira, maio 31, 2007

Malaca

 


A Formosa - vestígios portugueses em Malaca
Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Chamam-lhe "A Famosa" e faz parte da História dos Descobrimentos: a Fortaleza de Malaca, em terras malaias, vai ser objecto de um lifting profundo para recuperar o esplendor que teve quando foi construída, em 1512. A operação, que será lançada em breve, envolverá, nomeadamente, a reconstrução de 350 metros da muralha. Kuala Lumpur prepara-se para investir 2,8 milhões de euros (12,8 milhões de ringgits) no projecto.

Ali, naquelas ruínas a milhares de quilómetros de distância, está também um pedaço de Portugal. O forte que os holandeses cobiçavam, e haveriam de tomar, era tido por inexpugnável, permitindo, através do controlo do estreito de Malaca, a defesa de uma terra que foi território português durante 130 anos: entre 1511, quando foi conquistada por D. Afonso de Albuquerque (depois de uma primeira tentativa fracassada, em 1500, por Diogo Lopes de Sequeira), e 1641.

Mas as investidas foram mais do que muitas. E a Batalha do Cabo Rachado, travada em 1606, seria apenas uma amostra do que estava para vir, tamanha a vontade dos holandeses de desmantelarem o poderio de Portugal na Ásia. A batalha naval seria comandada, pelo lado português, por D. Martim Afonso de Castro, vice-rei da Índia (que viria a morrer no ano seguinte), e, pelo lado holandês, pelo almirante Cornelis Matelief de Jonge. O primeiro conseguiria repelir os navios do segundo.

Nos 35 anos seguintes, porém, os portugueses terão estado sempre de coração na boca, dada a cobiça alheia. Até ao fatídico 1641, quando acabaram por sucumbir aos holandeses. Depois, em 1826, ficaria sob alçada britânica. Só no século XX, concretamente em 1946, com as independências das antigas colónias, é que Malaca - e "A Famosa", um dos ex-líbris dos Descobrimentos - voltou às origens, fazendo parte da Federação Malaia.CF
(DN Online)

fernanda disse...

Talvez tenha tido os dois nomes: "A Famosa" e a "A Formosa". Em Malaca era este último o que vinha nas informações turísticas.

em
http://www2.crb.ucp.pt/Historia/abced%C3%A1rio/malaca/fortaleza.htm

Com as investidas dos turcos sobre Malaca que se iniciou em 1560, a estrutura da fortaleza é posta em causa,
novamente. Tal como todas as primitivas fortificações manuelinas, a Formosa mostra-se ineficaz.
Surge então uma nova cerca em pedra ainda em 1564. Por esta razão a primitiva fortificação ficou conhecida por
Fortaleza Velha, formando uma cidadela dentro dos muros da cidade.



em
http://archiver.rootsweb.com/th/read/PORTUGAL/2000-06/0961889614



Só «por esse País fora»?
E em Macau, no Japão, na antiga capital do reino do Sião (Tailandia), na
fortaleza (a formosa) de Malaca, em África, nas Américas, etc...?
Há pedras tumulares de familiares nossos maltratadas, perdidas, esquecidas,
em todo o Mundo!
Seria um trabalho herculeo tentar preservá-las todas!

E que tal um prémio monetário anual para a pessoa/entidade que melhor/mais
preserve essas memórias em todo o mundo??

Luis K W
Lisboa-Portugal