sábado, janeiro 12, 2008

Tarkovski

na rua da galeria abriu uma pequena livraria que também vende
livros em segunda mão

tem um bar e às quintas à noite têm música ao vivo

espreitei a montra e num cantinho estava um livro do meu realizador
preferido andrei tarkovski

esculpir o tempo assim se chama o livro

folheei-o e li

«É errado dizer que o artista "procura" o seu tema. Este,
na verdade, amadurece dentro dele como um fruto, e começa
a exigir uma forma de expressão. É como um parto...
O poeta não tem nada que de se orgulhar: ele não é o senhor
da situação, mas um servidor. A obra criativa é a sua única
forma possível de existência, e cada uma das suas obras é
como um gesto que ele não tem o poder de anular...»

comprei o livro e em casa comecei a ler a introdução

«... Gostaria de citar aqui algumas das cartas mais características...
Uma engenheira civil de Leninegrado escreveu: "Vi o seu filme,
O Espelho. Assisti até ao fim, apesar da grande dor de cabeça
que me foi provocada na primeira meia hora pelas tentativas
de analisá-lo...Nós, pobres espectadores, vemos filmes que
são bons , maus, muito maus, banais ou extremamenta originais.
Porém, no caso de qualquer um desses filmes, podemos
sempre entender, ficar entusiasmados ou entediados, conforme
o caso, mas...o que dizer do seu filme?!»

mais adiante

«Uma espectadora de Gorki escreveu: « Obrigada por
O Espelho. Tive uma infância exactamente asssim...
Mas você...como pôde saber disso?»

não me alongo mais

é um belíssimo livro tenho a certeza e vai dar.me mais luzes
sobre tarkovski que tanto amo

Sem comentários: